top of page
  • Foto do escritorEdgard Gonçalves Cardoso

As 7 ferramentas básicas de qualidade

As 7 ferramentas básicas da qualidade são:

  • Estratificação;

  • Histograma;

  • Folha de verificação (folha de registro);

  • Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa);

  • Gráfico de Pareto (regra 80-20);

  • Diagrama de dispersão (gráfico de Shewhart); e

  • Gráfico de controle.

A capacidade de identificar e resolver problemas relacionados à qualidade de forma rápida e eficiente é imprescindível para qualquer pessoa ou organização empresarial que trabalhe em garantia de qualidade ou se preocupe com a melhoria de processos.


Ao aplicar uma ou mais das sete ferramentas básicas de qualidade, o profissional adquire a capacidade de gerenciar com mais facilidade a qualidade de seu produto ou processo, independentemente do setor em que atua.



De onde se originaram as ferramentas da qualidade?


As sete ferramentas básicas da qualidade foram originalmente desenvolvidas pelo professor japonês de engenharia Kaoru Ishikawa. Estas ferramentas foram implementadas pelo programa de treinamento industrial do Japão durante o período pós-guerra do país, quando se voltou para o controle estatístico de qualidade como meio de garantia de qualidade. A aplicação dessas ferramentas marca um "antes e depois" da indústria japonesa.


Ao desenvolver os conceitos que culminaram nas ferramentas da qualidade, Kaoru Ishikawa objetivava implementar metodologias simples e fáceis de usar, com as quais os trabalhadores, independentemente das origens e dos conjuntos de habilidades variados, pudessem implementar procedimentos de melhoria sem treinamento extensivo.


Atualmente, essas ferramentas de gerenciamento de qualidade ainda são consideradas o padrão-ouro para solucionar vários problemas de qualidade.


Em muitas organizações, as ferramentas da qualidade são frequentemente implementadas em conjunto com as metodologias de melhoria de processos mais usadas atualmente, incluindo várias fases de Six Sigma, TQM, processos de melhoria contínua e gerenciamento Lean.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Matriz GUT

Matriz RAB

ความคิดเห็น


bottom of page