top of page
  • Foto do escritorEdgard Gonçalves Cardoso

Comunicação Organizacional

Comunicação interna, institucional, administrativa, mercadológica, integrada, ferramentas são usadas em cada área e exemplo de uma situação em que a comunicação foi imprescindível para o sucesso de uma questão na organização.


O processo de comunicação é essencial em uma organização, sendo esta comunicação classificação como: comunicação interna, comunicação institucional, comunicação administrativa, comunicação mercadológica, comunicação organizacional integrada. Cada um desses tipos de comunicação possui ferramentas específicas.



As principais ferramentas de comunicação interna são: intranet, rede social corporativa, aplicativo do RH e do colaborador, e-mail ou newsletter, reuniões ou eventos por videoconferência e caixa de sugestões. Uma das ferramentas consideradas como comunicação mercadológica é o endomarketing. Na comunicação institucional é praxe a criação dos materiais jornalísticos de divulgação. Na comunicação administrativa, existem atualmente diversos softwares, como o IBM Notus, que substituem as complexas planilhas de gestão de tarefas de processos. A comunicação integrada abrange todos os demais tipos de comunicação e, por conseguinte, suas ferramentas.

Por fim, como exemplo, pode-se citar um caso no qual um gestor enviou um e-mail ao um colaborar que possui colega homônimo e, por isso, o e-mail não chegou a quem deveria. Como o gestor utilizou o recurso de confirmação de leitura, verificou que tinha enviado o e-mail para a pessoa errada o corrigiu.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page