top of page
  • Foto do escritorEdgard Gonçalves Cardoso

Linguagem, gêneros textuais e a estrutura de um texto

O que é linguagem, quais são os gêneros textuais, como é a estrutura de um texto e o que são vícios de linguagem e exemplifique.


A linguagem pode ser definida como o mecanismo utilizado para a transmissão de conceitos, ideias e sentimentos, resultando em um processo de interação, ou seja, qualquer conjunto de signos ou sinais é considerado uma forma de linguagem.



As classificações que são utilizadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto são denominadas gêneros textuais. Assim, o gênero textual é identificado com base no contexto, na função e no objetivo do texto, ou seja, as características inerentes ao texto determinam a qual gênero ele pertence, podendo ser: narrativo, descritivo, dissertativo expositivo, dissertativo argumentativo, explicativo injuntivo e explicativo prescritivo.

A estrutura de um texto é basicamente dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma dessas partes tem uma função específica na estrutura: a introdução apresenta rapidamente o assunto, o desenvolvimento discorre sobre as ideias apresentadas na introdução e a conclusão apresenta as considerações finais sobre as ideias apresentadas.

Pode-se definir vícios de linguagem como desvios não intencionais da norma-padrão da língua, o que gera, por conseguinte, ruídos de comunicação e problemas de entendimento. São exemplos de vícios de linguagem: “Entrar para dentro”, “Descer para baixo”, “Subir para cima”, entre outros.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page