top of page
  • Foto do escritorEdgard Gonçalves Cardoso

Técnica de oratória: conversar naturalmente e não apenas discursar

Técnicas de oratória, condutas no discurso, homilética e como é possível conversar naturalmente e não apenas discursar.


A oratória pode ser definida como a rate de falar, bem como de proferir um discurso, também conhecida como retórica, essa arte consiste na aplicação de técnicas de entonação de voz, ênfases, pausas, dicção e no uso de palavras certas e adequadas na comunicação verbal. As principais técnicas de oratória utilizadas são: preparação de apresentações, escolha da linguagem mais adequada, objetividade, pausas estratégicas, foco na narrativa, alinhamento de gestos, entonação e mensagem.



Quanto ao discurso, este pode ser definido como toda e qualquer situação que envolva a comunicação em um determinado contexto, dizendo respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala, onde o discurso pode-se apresentar em três formas: direto, indireto e indireto livre.

Sobre a Homilética, esta tem por objetivo auxiliar na elaboração de temas que apresentem de maneira mais atraente um sermão, reflexão, homilia ou pregação, na qual a Palavra de Deus é a mensagem central.



Para conversar naturalmente e não apenas discursar é necessário domínio da oratória e conhecimento do público ao qual a mensagem será transmitida. O conhecimento do tema também é de suma importância, pois isto trará mais autoridade a pessoa que está falando e as palavras proferidas fluirão melhor.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page