top of page
  • Foto do escritorEdgard Gonçalves Cardoso

Manutenção prescritiva e analítica

Com os conceito avançadas de digitalização em implementação nas organizações e com a aplicação dos conceitos de inteligência artificial, os ativos se tornam conscientes de si mesmos e capazes para prever seu futuro status operacional de acordo com a demanda estimada, usando seus próprios gêmeos digitais (Digital Twins - TD) e as implementações de TD de processo. Portanto, os ativos tornam-se cientes de sua função de falha a tempo e, assim, podem estimar suas necessidades de manutenção, o que é denominado de manutenção prescritiva (Prescriptive Maintenance - PcrM) (MARTÍN, ÁLVAREZ, et al., 2020).



Prescriptive Maintenance - PcrM é o conceito mais avançado em manutenção industrial, tendo sua estrutura sustentada por Big Data, análise gráfica, simulações, processamento de eventos complexos, redes neurais (neural networks) e aprendizado de máquina (machine learning).

A Prescriptive Maintenance - PcrM vai além da manutenção preditiva, pois não apenas reflete os resultados possíveis de uma abordagem específica, mas também avalia qual abordagem é a mais rápida ou mais eficiente.


Referência

MARTÍN, M. G. et al. New Business Models from Prescriptive Maintenance Strategies Aligned with Sustainable Development Goals. MPDI Sustainability, Basel, n. 213, p. 26, 2020.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page