top of page
  • Foto do escritorEdgard Gonçalves Cardoso

Manutenção prognóstica

Coletados os dados de monitoramento, procede-se o diagnóstico e prognóstico de falhas. O diagnóstico de falhas em máquinas é um procedimento de mapeamento das informações extraídas dos dados de monitoramento da condição e de eventos em um espaço de modos de falha, também conhecido como reconhecimento de padrões (SOUZA, 2008).



Identificados os padrões que configuram um determinado modo de falha incipiente, procede-se uma análise da tendência de evolução destes padrões estabelecendo-se o prognóstico da falha (SOUZA, 2008).

Prognóstico é uma disciplina de engenharia focada em prever o momento em que um sistema ou componente não executará mais sua função pretendida. Essa forma de manutenção baseia-se na análise na manutenção preditiva. Ele usa aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões e outras técnicas avançadas, como "redes neurais" e "sistemas nebulosos neurais".


Referência

SOUZA, R. D. Q. Metodologia e Desenvolvimento de um Sistema de Manutenção Preditiva visando à melhoria da confiabilidade de ativos de uma usina hidrelétrica. Universidade de Brasília. Brasília, p. 226. 2008.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page